Hoje (10) é celebrado o Dia do Palhaço e, para homenagear esses artistas, trouxemos uma dica literária: o recém lançado “Toc, Toc! Posso Entrar?”. A obra é uma produção da ONG Doutorzinhos e foi escrita em colaboração com 35 voluntários que praticam a conhecida “terapia do riso”.
O livro conta histórias vividas em hospitais de Porto Alegre e Região Metropolitana ao longo dos 18 anos de história da ONG, que impacta anualmente cerca de 100 mil pessoas. “Toc, Toc! Posso Entrar?” é o ritual diário dos doutorzinhos antes de entrarem nos quartos dos pacientes. Eles só adentram aos recintos para realizar suas atividades se têm o consentimento do internado e de seus familiares. Por isso, o nome da obra.
É sobre respeitar o poder do não e, principalmente, o espaço dos pacientes.“Toc, Toc! Posso entrar?” foi lançado na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre e custa R$65,00 .
Ver esta publicação no Instagram
A ONG Doutorzinhos
Fundada em 2006, a ONG Doutorzinhos se autointitula como “palhaços que fingem ser médicos, para pacientes que fingem acreditar”.Na prática, a iniciativa oferece aos pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde, um local de experimentação do riso, da arte e da cultura, contribuindo diretamente na recuperação dos pacientes.
Todos os voluntários são altamente treinados e passam por um rigoroso processo de seleção, sempre com formação e aperfeiçoamento constantes: um trabalho que é uma brincadeira muito séria.Anualmente, os doutores do riso realizam mais de 1000 visitas anuais, fortalecendo relações humanas e dando mais leveza à vida das pessoas.