O que você procura?

Aos 112, cearense pode se tornar homem mais velho do mundo

O cearense João Marinho Neto, de 112 anos, pode ser reconhecido como o homem mais velho do mundo. A possível conquista veio após a morte do britânico John Tinniswood, que detinha o título e faleceu nesta segunda-feira (25), também com 112 anos.

Nascido em Maranguape, na região metropolitana de Fortaleza, em 5 de outubro de 1912, João cresceu na zona rural de Apuiarés, no interior do Ceará, para onde sua família de fazendeiros se mudou quando ele era criança. Atualmente, ele vive em um lar de idosos na cidade por conta de problemas de visão – o único problema de saúde que enfrenta, segundo seus familiares.

João construiu uma grande família: tem sete filhos (um já falecido), 22 netos, 15 bisnetos e três tataranetos.

Reconhecimento internacional de João Marinho Neto

O grupo LongeviQuest, que monitora supercentenários ao redor do mundo, já havia reconhecido João como o homem mais velho da América Latina em abril deste ano, após a morte do venezuelano Juan Vicente Pérez Mora, que tinha 114 anos. Agora, com o falecimento de John Tinniswood, João se torna o provável homem mais velho do mundo.

O Guiness World Records, responsável por oficializar recordes, ainda não reconheceu o título de João, mas lamentou publicamente a morte do britânico.