O que você procura?

Brasileiros conquistam medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

Uma equipe de estudantes do Centro de Ensino Médio (CEM) 9 de Ceilândia brilhou na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (MSF) 2024, conquistando a medalha de ouro. A prova, realizada entre 21 e 28 de maio, teve o resultado divulgado em agosto, e o CEM 9 foi uma das únicas escolas públicas do Distrito Federal, junto com o Colégio Militar Tiradentes, a alcançar essa conquista.

A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras é uma competição que vai além dos cálculos, exigindo conhecimentos em matemática, interpretação de texto e língua estrangeira. Voltada para alunos do ensino fundamental e médio, a MSF se destaca por ser uma competição em equipes, o que fortalece o trabalho em grupo e o pensamento interdisciplinar.

Preparação intensa para o ouro

Para conquistar o ouro, a equipe, formada pelos alunos Anna Beatriz Luiza da Silva, Ana Luiza Sousa Silva, Adrian Raffael Lopes Sales, Giselly Fernandes de Melo, Lee Siler Kanashiro Martins e Mateus Otavio do Espírito Santo, contou com um planejamento sólido. Eles realizaram aulas e atividades extraclasse duas vezes por semana, no contraturno escolar, sob a orientação da professora Paula Reiko Inoi Nishikawa. “A gente faz uma preparação desde o início do ano para as competições de matemática, com atividades teóricas e práticas, além de simulados periódicos”, explicou a professora.

Apoio da escola e da família para a Olimpíada Internacional de Matemática

A aluna Anna Beatriz destacou o apoio que a equipe recebe da escola. “Os professores e funcionários sempre incentivam muito a gente. Eles vêm até em sábados e feriados para nos acompanhar, ajudando sempre que podem.”

Já o aluno Mateus Otavio, filho de um representante de vendas e de uma dona de casa, também ressaltou o incentivo familiar. “Minha mãe sempre nos incentivou a estudar, principalmente em atividades extracurriculares. Eu e minha irmã fazemos muitos simulados e provas para melhorar e ter bons resultados.”