Após a participação brasileira nos Jogos Olímpícos Paris 2024, é chegada a hora de torcer pelos nossos atletas nos Jogos Paralímpicos. O Brasil chega à competição com a maior delegação na história e com a esperança de muitas medalhas no peito. O evento será disputado entre 28 de agosto e 8 de setembro.
279 competidores representarão a bandeira brasileira no evento. Além dos 254 atletas com deficiência, a delegação contará com 19 atletas-guia (18 no atletismo e 1 no triatlo), três calheiros de bocha, dois goleiros de futebol de cegos e um timoneiro de remo.
O recorde anterior era de 259 atletas em Tóquio 2020, enquanto o maior número de participantes foi registrado nos Jogos Rio 2016, com 278 atletas. Em Paris, o Brasil também alcançará sua maior participação feminina na história dos Jogos Paralímpicos.
O Brasil estará representado em 20 das 22 modalidades: atletismo, badminton, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, hipismo, halterofilismo, judô, natação, remo, tênis em cadeira de rodas, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado. Só não haverá brasileiros no basquete em cadeira de rodas e no rugby em cadeira de rodas.
Principais esperanças de medalha
O Brasil é sempre uma potência paralímpica e, em 2024, não será diferente. A expectativa é por ao menos igualar Tóquio 2020, quando foram 72 medalhas e, destas, 22 ouros, um recorde para o esporte nacional.
No atletismo, que é a modalidade com a maior quantidade de convocados para Paris 2024, com 71 atletas e 18 atletas-guia, o país obteve campanhas históricas nos Mundiais em Paris 2023 e Kobe 2024.
A natação tem o segundo maior número de atletas em Paris, 37 nadadores ao todo. É também a segunda modalidade em que o Brasil mais conquistou medalhas na história dos Jogos, com 125 medalhas (40 ouros, 39 pratas e 46 bronzes).
Os nadadores do país conseguiram uma campanha histórica no Mundial da Ilha da Madeira 2022 ao ficarem na terceira colocação do quadro de medalhas do evento, com 53 no total, sendo 19 de ouro, 10 de prata e 24 de bronze.
No vôlei sentado, o Brasil terá 12 atletas no masculino e 12 no feminino, com 24 no total, o que faz com que seja a terceira modalidade com mais competidores nos Jogos Paralímpicos de 2024. E as mulheres chegam com status de atuais campeãs mundiais, com o título conquistado na Bósnia, em 2022.
Por fim, o time brasileiro de futebol de cegos testará em Paris sua hegemonia. O Brasil é o único país a se tornar campeão da modalidade nos Jogos Paralímpicos e chega forte para mais um ouro.
Onde assistir aos Jogos Paralímpicos
O Grupo Globo será o responsável pela transmissão dos jogos na televisão, por meio do Sportv 2 e pelo Globoplay no streaming, mediante assinatura.
No Youtube, a transmissão será feita pelo Comitê Paralímpico Internacional, através de parceria feita pelo órgão com a plataforma online.