A medalha de ouro de Yaroslava Mahuchikh no salto em altura feminino em Paris 2024 não foi o único destaque de sua atuação. Após a competição, a atleta ucraniana decidiu destinar parte do prêmio em dinheiro recebido para abrigos de animais.
Os abrigos beneficiados são Shelter Pegasus Dnipro, Helping Animals in Sumy, Homeless World e Dnipro Animals. A atleta também contribuiu para a organização UAAnimals e destinou parte do prêmio às Forças Armadas da Ucrânia e a um fundo de apoio psicológico.
O gesto de Mahuchikh é especialmente significativo em meio à crise humanitária causada pela guerra entre Ucrânia e Rússia, que resultou em um aumento no número de animais abandonados. Lyudmila Smolyar, da UAAnimals, agradeceu a ajuda, destacando que a doação permitirá fornecer remédios, comida e abrigo a muitos animais.
Além das suas ações humanitárias, Yaroslava também fez história ao quebrar o recorde mundial de salto em altura com uma marca de 2,10 metros durante a Diamond League em julho, evento também realizado em Paris.