O que você procura?

Fadas Handebol cria campanha solidária para bancar participação nos Juegos LGBT

Primeiro time LGBTQIAP+ de handebol do estado de São Paulo, o Fadas Handebol está prestes a dar o salto mais importante do projeto, até aqui. O grupo foi convidado para disputar os Juegos LGBT, em Buenos Aires, e parte para a Argentina no dia 7 de setembro. Para bancar os custos da viagem, uma campanha foi criada no site Vakinha.

O Fadas Handebol surgiu em 2019, a partir do desejo de gays e lésbicas fãs da modalidade que tinham o sonho de fazer parte de uma equipe. O que no início era um bate-bola informal aos poucos foi ganhando corpo até que, atualmente, 30 pessoas formam o time fixamente, com outras 90 fazendo aparições pontuais.

Desde 2019 o Fadas Handebol participa da Queer Cup, campeonato nacional de handebol LGBTQIAP+. Em 2022 a equipe foi campeã da competição e, no ano seguinte, terminou no segundo lugar. Em paralelo, no ano de 2021 disputaram a Rio Pride, ficando em terceiro lugar. “Todos esses momentos são especiais porque somos um coletivo muito potente, com muitas histórias, muitas pessoas, muitos contextos e que serve também como um apoio, como uma base, um núcleo de afetos, de acolhimento”, reflete um dos diretores do Fadas, Marcus Oliveira.

 

A Juegos LGBT é o próximo desafio, o primeiro internacional de um projeto que representa não apenas um sonho esportivo, mas de inclusão. “A gente costuma dizer que o ideal seria não ter equipes LGBT e competições LGBTs. Muitos atletas que estão no nosso time hoje já tiveram vivências com handebol e em sua grande maioria essas pessoas já sofreram algum tipo de preconceito, muitos já tiveram até que interromper a carreira por conta disso. Então nossa existência é para suprir a falta que a gente encontra dentro das outras equipes”, comenta Oliveira. “Um campeonato LGBT, é onde a gente consegue se expressar, onde a gente consegue ser verdadeiramente quem a gente é, sem nenhuma marra, sem nenhum medo, com acolhimento”, pondera.

Ajude o Fadas Handebol

O Juegos LGBT é uma das maiores competições esportivas dedicadas à comunidade LGBTQIAP+ na América Latina. As disputas para o Fadas Handebol ocorrem entre os dias 7 e 8 de setembro e, até lá, é possível contribuir com a campanha no Vakinha. A meta é de R$ 5 mil e as contribuições podem ser feitas através do link.