Em verdadeira celebração do amor, 28 casais homoafetivos realizaram casamento civil, na última semana, no Ministério Público da Bahia. Emocionante, o momento foi um marco da diversidade e do respeito no Brasil.
O casamento começou bem antes de chegar ao altar. Cada casal teve toda sua situação documental resolvida nos registros públicos, com a ajuda do projeto “Viver com Cidadania”, do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Cíveis (Caocife), que cuidou da habilitação para o casamento e da retirada das certidões atualizadas necessárias para a efetivação de cada casamento. “Devidamente casados, eles têm garantidos direitos dos mais diversos, que vão de questões patrimoniais, direitos de família, previdenciários e de sucessões, por exemplo”, explicou a coordenadora do Caocife, promotora de Justiça Aurivana Braga.
Entre os casais que oficializaram a união estavam Jundaraí Moreno e David Michel, que estão juntos há um ano. “É um sonho sonhado junto. Foi um pedido mútuo”, afirmou o primeiro ao MPBA. “Desde domingo não dormimos, mas, vendo essa festa, tanta alegria, tanto acolhimento, parece que estamos sonhando acordados”, contou o segundo.
Muitos dos casais que participaram estão juntos há mais de 10 anos. Por isso, para essa edição, o MPBA optou por uma cerimônia romântica, que fosse além do importante significado da conquista de direitos. “Buscamos criar um ambiente acolhedor, com direito a tudo de melhor que uma celebração de casamento civil proporciona”, explicou a promotora Márcia Teixeira, organizadora do evento.
Realizado pelo MPBA através dos projetos institucionais ‘MP+ Diverso’ e ‘Viver com Cidadania’, o ‘Sim ao Amor’ conta com o apoio do Grupo Qualivida, da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen-BA), da residência de idosos Abrigo do Salvador, da Comissão LGBTQIA+ do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), da Ana Portuguesa Decoração, da Uber, Atakarejo, Tables&Flowers, Terreiro Axé Abassá de Ogum, Mães da Resistência, IBCM, Dois Terços e Delicatessen Doce e Pão.
Próxima edição do Sim ao Amor abre inscrições em agosto
O próximo “Sim ao Amor” terá inscrições abertas a partir de agosto e será realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, por meio da sua Corregedoria.