Após quase uma década de serviços prestados, o labrador de busca e salvamento se aposenta para atuar em serviços assistidos por animais (cinoterapia).
Em uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento, a Câmara de Vereadores de Santa Maria prestou uma homenagem ao cão de busca e salvamento Guapo, na tarde desta quinta-feira (4/7). O labrador chocolate, que se destacou em missões de resgate em Brumadinho, Petrópolis, nas buscas após o incêndio da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e no maior desastre natural do Rio Grande do Sul, agora se aposentará após quase dez anos de serviço. Guapo atuará no serviço assistido por animais, onde continuará a fazer a diferença na vida das pessoas.
Guapo recebe homenagem
Guapo tem certificação estadual de buscas de restos mortais em ambientes urbanos e rurais, e formou um binômio excepcional com o primeiro sargento Alex Sandro Teixeira Brum do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), pertencente ao 4º Comando Regional de Bombeiros Militar (4º CRBM). Juntos, eles enfrentaram diversas situações desafiadoras, utilizando as habilidades naturais de Guapo para localizar e resgatar vítimas.
Durante seu discurso na cerimônia de homenagem ao cão bombeiro, o coronel Eduardo Cavedon Zaniol, comandante regional do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), destacou a importância do trabalho dos binômios nas operações de resgate. Ele enfatizou como a parceria entre cães treinados e bombeiros especializados tem sido crucial para o sucesso das missões de salvamento. “O serviço de salvamento com a utilização dos nossos binômios trouxe uma maior efetividade para o cumprimento das missões. É um trabalho de referência não só para o CBMRS, mas para diversas atividades que necessitam de busca e resgate,” afirmou o coronel Zaniol.