A Justiça espanhola condenou, nesta segunda-feira (10), três pessoas por insultos racistas proferidos contra o jogador brasileiro Vinícius Jr. A informação é da La Liga, entidade que representa o futebol no país europeu, que comunicou a prisão dos criminosos.
O caso específico envolvendo os três agora condenados ocorreu durante partida do Real Madrid, equipe defendida por Vinícius, contra o Valencia, em maio de 2023. Em nota, La Liga comunicou que os réus foram considerados culpados “por crime contra a integridade moral com agravante de discriminação por motivos racistas.”
Os três espanhóis foram condenados a 8 meses de prisão, além do pagamento dos custos do processo. Eles, ainda, ficarão banidos por dois anos de estádios que recebem jogos de La Liga e da Real Federação Espanhola de Futebol. Essa é a primeira condenação penal da história do futebol espanhol envolvendo caso de racismo.
Vinícius Jr. se coloca como “algoz dos racistas”
Pelas redes sociais, Vinícius Jr. comemorou o resultado do julgamento e disse esperar que o caso se torne exemplo. “Muitos pediram para que eu ignorasse, outros tantos disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas jogar futebol. Como sempre disse, eu não sou vítima de racismo. Eu sou algoz dos racistas. Que outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar.”