Juntos até o fim, Ademir e Neuza, moradores de Cruzeiro do Sul (RS), sobreviveram ao pesadelo das enchentes no Rio Grande do Sul. Não foi sem prejuízo, porém. E agora, uma campanha criada pelo fotógrafo Brian Baldrati busca ajudá-los a se reerguer, com a construção e um novo bar, em substituição ao que foi levado pelas águas. Mais de 1.000 doações garantiram que a meta fosse batida em menos de dois dias.
Ademir e Neuza estão juntos há 40 anos. Quando o resgate chegou de helicóptero na região onde moram, não os viu, tão alta estava a água na casa. O casal acabou perdendo na enchente não apenas bens materiais, mas também uma neta – além disso, o filho de Neuza está desaparecido. Eles mesmos só conseguiram se salvar depois de dois dias e duas noites vagando na água, tendo apenas um ao outro como fonte de força. Ela em cima de um sofá, ele com água até o pescoço, apoiado em uma escada.
Ver essa foto no Instagram
Em segurança, Ademir e Neuza agora seguirão juntos no processo de retomar a normalidade da vida. Para isso, precisarão encontrar um novo lugar para montar um novo bar. A campanha criada por Brian tem como objetivo exatamente ajudá-los a retomar a vida a partir da construção de um novo bar. Com 1.183 apoios, a vaquinha solidária arrecadou mais de R$ 66 mil, valor que será fundamental para que Ademir e Neuza consigam se reerguer. Ainda é possível contribuir através do link.
SOS Enchentes
Além da campanha em prol de Ademir e Neuza, diversas outras relacionadas à tragédia climática no Rio Grande do Sul estão disponíveis na tag #SOSEnchentes, do Vakinha. Por lá, é possível encontrar diversas histórias de quem precisa de ajuda para superar as adversidades do momento. A campanha principal, criada pelo Vakinha com apoio do Pretinho Básico e do comediante Badin, já arrecadou mais de R$ 75 milhões.