O que você procura?

Após perderem mercado de 60 anos nas enchentes no RS, idosos fazem campanha para remontá-lo

Carismáticos e símbolo de perseverança, Vovô Macedo e Vovó Juju, os “Vovôs do Grêmio”, precisam da nossa ajuda. O mercado que eles comandavam há seis décadas em Porto Alegre deixou de existir ao ser atingido pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Agora, a família busca remontá-lo a partir de uma campanha solidária na plataforma Vakinha.

Vovó Juju, que tem 103 anos, e Vovô Macedo vieram de São Gabriel e Santa Cruz do Sul e se conheceram já em Porto Alegre. Montaram o mercado há 60 anos no bairro São João e, desde essa época, são parte fundamental do que a comunidade é, ainda que os grandes mercados tenham por lá se instalado e diminuído a clientela.

 

Com as enchentes em Porto Alegre, tudo o que foi construído nesses 60 anos foi destruído. “Nesse momento nossa necessidade passa a ser financeira, pois quando ocorreu o início das cheias tínhamos várias faturas de fornecedores com vencimentos e tivemos que fechar as portas e não tivemos mais receita”, relata o neto do casal, Jefferson Mendonça, que é direto ao responder o que os avós mais o ensinaram: “Caráter e honestidade”.

O vídeo de resgate dos vovôs já foi visto mais de 4 milhões de vezes no Instagram, onde muitas pessoas também deixaram mensagens de carinho para a dupla. Uma resposta que emociona a família e dá forças para seguir a retomada da normalidade. “Essa repercussão nos faz saber que não estamos só e é fundamental nesse momento de aflição”, prossegue Jefferson.

A campanha precisa arrecadar R$ 40 mil para dar início ao processo de remontagem do mercado. É possível contribuir com qualquer valor através do link da vaquinha solidária.