De acordo com o IBGE, quase metade dos estudantes universitários brasileiros são pretos. Porém,, na hora da formatura, eles não estão representados por algo que pode parecer quase natural: o cabelo, célebre chapéu usado por formandos, não foi feito para pessoas com cabelo afro. Para contribuir na mudança desse cenário, a marca de cosmétidos Vult, em parceria com a marca baiana Dendezeiro, desenvolveu uma série de modelos que contemplam diferentes tipos capilares e de finalizações.
A campanha #RespeitaMeuCapelo foi lançada na terça-feira (9) e é baseada em quatro modelos: um pensado para cabelos com dreads; um voltado para incluir turbantes, coques ou cabelos mais volumosos a partir de abertura no topo do capelo; um rodeado por pente-garfos; e um último que é voltado para penteados, possuindo estrutura para sustentação.
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Além dos produtos, a campanha lançará um minidocumentário com a participação da professora Dra. Joana Angélcia, reitora da UFBA e a primeira reitora negra de uma universidade federal no brasil, além de depoimentos de estudantes que à época de suas formaturas não puderam usar capelos e, agora, conseguiram recriar suas fotos.
e, inicialmente, irá distribuir 1.000 exemplares para duas instiutições: Zumbi dos Palmares e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Posteriormente, os modelos ficarão disponíveis no site da Vult para download gratuito.