Por vezes, as redes sociais podem ser tóxicas, mas elas podem muito bem ser vetores rápidos de solidariedade. Quer um exemplo? a estudante Noeme Costa Lima. Moradora do Maranhão e aprovada para estudar medicina em Rondônia, ela arrecadou, em questão de horas, o valor necessário para a viagem de um estado para outro. A boa ação foi possível graças a uma campanha virtual na plataforma Vakinha.
Esse foi o quarto ano em que Noeme tentou ingressar em cursos de medicina. Nesse meio-tempo, chegou a ser aprovada para estudar direito, mas o sonho em ser médica falou mais alto e a maranhense seguiu tentando. Um sonho que ela nutre desde os 13 anos, quando ainda estava no ensino fundamental, com o objetivo de mudar de vida e garantir mais conforto para a família.
“Esssa aprovação representa uma mudança de vida, sair de uma realidade que é a minha situação financeira e da minha família e alcançar uma melhor, que a profissão quando eu me formar vai me proporcionar. É uma mudança de vida, é um sonho muito grande”, comenta ao Conversa do Bem.
Filha de pai pedreiro e mãe confeiteira, Noeme estudará na Faculdade Uninassau de Vilhena graças ao ProUni, programa do Governo Federal que concede bolsas integrais a alunos da rede pública em instituições privadas. O primeiro passo, porém, é a entrega de documentação em Rondônia, já no dia 12. Como o prazo é curto e a passagem para outro estado é cara, ela resolveu criar a campanha virtual e divulgar nas redes sociais. Sem nem mesmo saber direito como processo funcionava, ela se surpreendeu com a meta, de R$ 2.500, ser batida dentro do espaço de uma tarde. “Foi muito rápido, o pessoal divulgou muito, e eu nem esperava receber aquilo tudo, eu queria só uma pequena ajuda, mas o pessoal adotou mesmo uma causa e me ajudou muito.”