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Estudante do RN vence concurso nacional de poesias e terá versos em livros didáticos de 2024

Letícia Morais, estudante potiguar de apenas 14 anos, conquistou o primeiro lugar no concurso  de poesias, “Brasil 200 Anos de Independência”. De abrangência nacional, a competição, promovida pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), contou com a participação de escolas públicas municipais e estaduais de todo o país, destacando o potencial literário de jovens talentos. Os versos de Letícia, agora, serão estampados nos livros didáticos do PNLMD de 2024.

Letícia, aluna da Escola Estadual 26 de Março, localizada na cidade de Paraná, com cerca de 5 mil habitantes no interior do Rio Grande do Norte, ganhou os jurados com a obra “Mulheres da História, Espelhos do Futuro”. A poesia aborda de maneira sensível e reflexiva a presença feminina ao longo do processo de formação histórica do Brasil.

O processo de criação da obra foi desenvolvido em sala de aula, sob a orientação do professor Carlos Alves Vieira. “Nossa turma foi convidada a refletir sobre o tema do concurso, onde discutimos toda a temática. Fizemos uma obra coletiva e, em seguida, cada estudante fez seu texto e os melhores foram surgindo. Letícia aprofundou seu tema, que era a presença das mulheres na história do Brasil”, destacou o educador ao G1.

Ao receber a notícia da vitória, Letícia expressou sua alegria: “Quando recebemos o prêmio, foi uma alegria muito grande. Quem diria, não é? De um buraquinho tão pequeninho como nossa cidade, sai uma notícia boa dessa”, brincou a estudante ao portal.

Além do reconhecimento nacional, os vencedores do concurso receberão prêmio em dinheiro no valor de R$ 13 mil. As poesias vencedoras serão impressas nas quartas capas dos livros didáticos do PNLD 2024, proporcionando uma visibilidade única aos talentosos jovens escritores. Como parte da premiação, os estudantes terão a oportunidade de participar de uma viagem para o evento de premiação, celebrando o potencial criativo das escolas brasileiras.