Em um ano com dificuldades, climáticas e ainda com rescaldo da pandemia de Covid-19, o brasileiro mostrou que consegue transformar os obstáculos em bonitas histórias de solidariedade. Na plataforma Vakinha, a maior da América Latina voltada para doações, as 5 principais campanhas conseguiram arrecadar o montante de R$ 10 milhões.
Na lista, estão campanhas diversas. Estão ali desde esforços conjuntos para ajudar comunidades, como no caso das enchentes no Rio Grande do Sul e em São Paulo, até mobilizações para salvar uma única pessoa, como o menino Yuri, que contou com a ajuda de milhares de pessoas para custear um tratamento médico. Confira, abaixo, a lista das 5 campanhas que mais arrecadaram no Vakinha em 2023.
1 – SOS Enchentes – Em resposta a maior enchente dos últimos 40 anos no Rio Grande do Sul, o humorista Eduardo Christ, conhecido pelo personagem Badin, criou uma campanha emergencial e arrecadou R$3.154.619,98. O valor das doações alcançou escolas, hospitais, prefeituras e centenas de famílias que foram atingidas pelas chuvas. Foram quase 60 mil doadores demonstrando a força da solidariedade em momentos críticos.
2- Tratamento de câncer para o pai dos quíntuplos capixabas – Jayme Reisen, pai dos quíntuplos capixabas, precisava passar por um tratamento de alto custo para vencer um linfoma. A vaquinha criada pela mãe dos quíntuplos, Mariana Mazeli, contou com o apoio da comunidade que acompanhava os desafios da família nas redes sociais e mobilizou R$2.523.883,54 em doações. Cerca de 50 mil pessoas contribuíram com a recuperação de Jayme, refletindo a força da comunidade frente a situações delicadas de saúde.
3- Nos ajude a pagar o tratamento do Yuri – Na batalha contra uma enfermidade, a família do menino Yuri, de apenas 5 anos de idade, criou uma campanha de arrecadação para conseguir dinheiro e custear o seu tratamento hospitalar. Em poucas semanas, foram R$2.311.141,74 arrecadados com apoio de 65 mil doadores. A história de Yuri viralizou nas redes sociais e invadiu dezenas de portais de notícias, mobilizando uma corrente de solidariedade e evidenciando a empatia por aqueles que enfrentam desafios de saúde ainda na infância.
4- Ajude o Litoral Norte – A mobilização para enfrentar os impactos das chuvas no Litoral Norte de São Paulo, em março de 2023, ilustrou o poder de união da comunidade em situações de desastres naturais. Eudes Assis, Chef do restaurante Taioba, criou uma campanha para apoiar vítimas das enchentes através do projeto Buscapé, que promove ações sociais na região. Com apoio de 10 mil doadores, ele arrecadou R$1.304.587,49, ajudando a levar alimento e água potável aos atingidos.
5 – Apoie a luta de Renato Freitas contra os que querem calá-lo – Arrecadando R$1.033.178,98 em pouco mais de um dia, esta campanha mostrou a força de uma comunidade em prol de causas sociais. Criada para apoiar o Núcleo Periférico de Curitiba, o objetivo da vaquinha era construir um centro de referência para pessoas em situação de rua e dessa forma salvar mais vidas promovendo dignidade, autoestima e um novo começo àqueles que precisam.