
Pelo terceiro ano consecutivo, o Projeto Mulheres Transformam, do Instituto Vakinha, chega para impactar a vida de mulheres em vulnerabilidade. Com capacitação e empreendedorismo, o objetivo é entregar mais autonomia, liberdade financeira e dignidade àquelas que mais necessitam.
Em 2024, junto às organizações parceiras Nação Valquírias (SP) e Instituto Ascendendo Mentes (RS), o projeto promoveu a capacitação empreendedora a 70 mulheres, impactando diretamente 250 pessoas . Para este ano, a meta é mais audaciosa: capacitar 500 mulheres de 4 regiões do Brasil, sustentando a presença no sul e sudeste, mas ampliando a atuação nas regiões (norte e nordeste) de maior índice de vulnerabilidade. Com isso, o propósito é fazer a diferença na vida de até 5 mil pessoas.
Ver essa foto no Instagram
Como funciona a capacitação do Mulheres Transformam
A capacitação utiliza a metodologia By Necessity® da agência Besouro, voltada para a abertura de pequenos negócios de zero ou baixo custo, através de princípios básicos da administração.
Dividida em 10 etapas, com linguagem e ferramentas que permitem o acompanhamento a partir de qualquer grau de instrução, ela abrange desde a concepção do negócio até aspectos práticos de gestão.
No ano passado, foram 5 dias de formação presencial completa e 90 dias de mentorias coletivas e consultorias individuais, que geraram dezenas de novos empreendimentos e fontes de renda.
Evento e Live de Lançamento
O evento de lançamento Mulheres Transformam 2025 acontece nesta quinta-feira (20), em Porto Alegre, na sede do Vakinha, às 19h e contará com a presença de 50 convidados. Idealizadores do projeto farão uma exposição das metas da nova edição.
O cronograma ainda prevê uma live com o tema “Quando oportunidades rompem ciclos e transformam mulheres” às 13h na sexta-feira (21) no Instagram do Vakinha.
Participam do bate-papo, as empreendedoras Kenia Aquino e Raissa Kahn e Renata Fehlauer, Head de Causas do Vakinha, que será a mediadora.
Como ajudar o Projeto Mulheres Transformam
O Projeto Mulheres Transformam 2025 está com uma campanha aberta no Vakinha com meta R$1.5 milhões e qualquer pessoa pode colaborar.
A capacitação irá fornecer às mulheres:
- Conteúdo e Acompanhamento: Capacitação Presencial, Mentorias e Consultorias Individuais;
- Apoio: Transporte Seguro, Alimentação Robusta, Recreação e cuidados para acompanhantes;
- Investimento: Capital Semente para as finalistas das turmas.