O que você procura?

28 casais homoafetivos fazem casamento civil na Bahia em cerimônia com celebração ao amor

Em verdadeira celebração do amor, 28 casais homoafetivos realizaram casamento civil, na última semana, no Ministério Público da Bahia. Emocionante, o momento foi um marco da diversidade e do respeito no Brasil.

O casamento começou bem antes de chegar ao altar. Cada casal teve toda sua situação documental resolvida nos registros públicos, com a ajuda do projeto “Viver com Cidadania”, do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Cíveis (Caocife), que cuidou da habilitação para o casamento e da retirada das certidões atualizadas necessárias para a efetivação de cada casamento. “Devidamente casados, eles têm garantidos direitos dos mais diversos, que vão de questões patrimoniais, direitos de família, previdenciários e de sucessões, por exemplo”, explicou a coordenadora do Caocife, promotora de Justiça Aurivana Braga.

Entre os casais que oficializaram a união estavam Jundaraí Moreno e David Michel, que estão juntos há um ano. “É um sonho sonhado junto. Foi um pedido mútuo”, afirmou o primeiro ao MPBA. “Desde domingo não dormimos, mas, vendo essa festa, tanta alegria, tanto acolhimento, parece que estamos sonhando acordados”, contou o segundo.

Muitos dos casais que participaram estão juntos há mais de 10 anos. Por isso, para essa edição, o MPBA optou por uma cerimônia romântica, que fosse além do importante significado da conquista de direitos. “Buscamos criar um ambiente acolhedor, com direito a tudo de melhor que uma celebração de casamento civil proporciona”, explicou a promotora Márcia Teixeira, organizadora do evento.

Realizado pelo MPBA através dos projetos institucionais ‘MP+ Diverso’ e ‘Viver com Cidadania’, o ‘Sim ao Amor’ conta com o apoio do Grupo Qualivida, da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen-BA), da residência de idosos Abrigo do Salvador, da Comissão LGBTQIA+ do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), da Ana Portuguesa Decoração, da Uber, Atakarejo, Tables&Flowers, Terreiro Axé Abassá de Ogum, Mães da Resistência, IBCM, Dois Terços e Delicatessen Doce e Pão.

Próxima edição do Sim ao Amor abre inscrições em agosto

O próximo “Sim ao Amor” terá inscrições abertas a partir de agosto e será realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, por meio da sua Corregedoria.