O que você procura?

122 tartarugas de espécie ameaçada de extinção nascem no Ceará

Das praias de Caucaia (CE), surge uma notícia de dar fôlego a quem acredita e luta pela preservação ambiental. Aproximadamente 122 tartarugas da espécie Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) emergiram de seus ninhos e seguiram para o mar, representando um marco importante para a preservação da fauna marinha no município.  A espécie é considerada criticamente ameaçada de extinção.

Esse é o primeiro nascimento de tartarugas marinhas, em 2025, através do Instituto de Meio Ambiente do Município de Caucaia (IMAC), órgão da prefeitura local. Atualmente, mais de 50 ninhos estão sendo acompanhados, e novos registros continuam a surgir diariamente. Segundo o presidente do IMAC, Felipe Ribeiro, “Esse esforço faz parte do compromisso da Prefeitura de Caucaia para proteger e conservar a biodiversidade. Com ações contínuas de monitoramento e educação ambiental, Caucaia segue firme no propósito de ser referência na preservação da fauna marinha no Ceará.”

Comunidade pode conrtribuir para preservação das tartarugas marinhas

A comunidade pode contribuir evitando o trânsito de veículos na faixa de areia, reduzindo a poluição luminosa e respeitando as áreas protegidas destinadas à desova das tartarugas. Caso alguém identifique rastros de tartarugas ou ninhos que ainda não estejam monitorados, deve entrar em contato imediatamente com o IMAC para que as devidas providências sejam tomadas.